Quantcast
Channel: Redução de Estômago - Guia de Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia) » crianças obesas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Como proteger os filhos da obesidade infantil

$
0
0
como evitar a obesidade em crianças

Crianças com mais de três anos que ficam mais de oito horas por semana na frente da TV podem desenvolver obesidade

Proteger a criança da obesidade é uma responsabilidade que deve ser seguida à risca. É dever dos pais manter os filhos saudáveis e controlar a alimentação para que eles não sofram durante e depois com as sérias consequências da obesidade infantil.

Os dados são preocupantes. 1 a cada 3 crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso. Em adolescentes de 10 a 19 anos, 1 a cada 5 apresenta excesso de peso. Em geral, a obesidade atinge cerca de 15% das crianças brasileiras. Não e pra menos, afinal, as comidas tão adoradas pelas crianças são verdadeiras guloseimas. Até os adultos, às vezes, não conseguem resistir.

Porém, muitos pais precisam entender, que os filhos imitam o que eles fazem. Por isso, se querem que seus filhos tenham uma alimentação saudável, sem riscos para a saúde, devem dar exemplo. A maioria das crianças não gosta de comer verdura, legumes e frutas, por exemplo, porque não veem os pais comerem.

Consequências da obesidade infantil

As causas da obesidade infantil são diversas, e suas consequências podem trazer sérios problemas para a saúde da criança. O risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e câncer, problemas ortopédicos, respiratórios, hipertensão arterial, apneia do sono, além de problemas psicossociais, como depressão, ansiedade e isolamento social, é altíssimo.

Uma criança com excesso de peso tem 30% de chances de se tornar um adulto obeso, potencializando os riscos para a saúde ao longo da vida. Para proteger os filhos da obesidade infantil alguns cuidados devem ser seguidos. Confira.

15 dicas de como proteger seus filhos da obesidade infantil

1- Trace horários regulares para as refeições e evite substituir por lanches;

2- Nos lanches coloque opções saudáveis, como iogurte, frutas e cereais;

3- Não dê refrigerantes para a criança. Ofereça sucos e água;

4- Estimule seus filhos a praticar atividade física;

5- Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes. No mínimo, três porções diárias devem ser consumidas;

6- Estimule o consumo de arroz e feijão diariamente e evitando alimentos industrializados, ricos em gordura e sódio, como lasanha, macarrão instantâneo, nuggets, hambúrguer, salsicha;

7- Dê exemplo aos seus filhos com hábitos e estilo de vida saudáveis;

8- Escolas e pais devem buscar ferramentas de educação nutricional com professores e nutricionistas para propor atividades que estimulem as crianças ao gosto por uma vida mais saudável como oficinas de culinária, hortas, aulas de nutrição;

9- Os pais devem montar lancheiras com mais opções saudáveis (frutas, sucos, cereais, iogurtes) e evitar alimentos industrializados (bolacha, bolos prontos, salgadinhos e refrigerantes);

10- Se observar sobrepeso em seu filho, procure a orientação de médicos, nutricionistas e até mesmo de psicólogos;

11- Inscreva seu filho em um esporte e estimule-o a brincar na rua. Atividades físicas são muito importantes.

12- Mães, cuidado com o peso durante a gravidez. Gestantes que alcançam muito peso podem gerar bebês com mais tendência à obesidade.

13- Observe o peso de seu filho ao completar um ano: ele não deve pesar mais do que o triplo de quando nasceu.

14 – Evite o sedentarismo de seu filho. Crianças com mais de três anos que ficam mais de oito horas por semana na frente da TV podem desenvolver obesidade.

O post Como proteger os filhos da obesidade infantil apareceu primeiro em Redução de Estômago - Guia de Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia).


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images